segunda-feira, 26 de outubro de 2015

DIÁRIOS DE ÓCULOS - CONVIVEMOS COM AS DIFERENÇAS?

As vezes reflito sobre a possibilidade das raças de fantasia: elfos, anões, hobbits e tantos outros oriundos de miríades de criações da ficção e mitologia.

Penso em sua relação com os povos humanos e encontro um grande entrave: não conseguimos lidar nem com a diferença de cor da nossa pele, imagina com algo assim! Por Crom do alto de sua montanha! Não convivemos bem nem com opções sexuais diferentes!

Nestas horas me vem a mente as teorias que afirmam que os neandertais conviveram com os humanos na pré-história e foram extintos durante a disputa por territórios ou algo do tipo. Daí se tira: como raça, podemos ter sido responsáveis pela extinção de uma raça... O que não é exatamente algo novo (já extinguimos e ameaçamos inúmeros espécimes da fauna e flora), mas estamos falando de seres dotados de inteligência. Consciência.

Pelo que vejo, historicamente o convívio das diferenças sempre foi assim: submissão ou extermínio. Os diversos povos pré-colombianos das americas sabem bem disso.

Embora contemplemos um destino sombrio, eu tenho esperança que no fim resolvamos tomar um caminho de luz. Que venhamos a aprender o verdadeiro significados da paz e da sabedoria antes de irmos longe demais num caminho sem volta onde o único desfecho será a destruição do nosso mundo, ou o mundo dos nossos filhos ou dos filhos deles.

>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário